top of page
VISAGEM/LAANF
Grupo de Estudos sobre Antropologia Visual e da Imagem
Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo

O Visagem foi criado a partir da iniciativa de um grupo de discentes do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). No ano de 2013 foi instituído oficialmente, tendo como coordenadora a profa. Denise Machado Cardoso. O grupo é composto atualmente por diversos docentes deste programa de pós-graduação, e de outros institutos e universidades, além de discentes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação. O objetivo do grupo é fomentar a produção e debate concernente aos usos das imagens nas pesquisas em antropologia e sociologia prioritariamente na e sobre a região amazônica. Assim, as temáticas de estudos, produções e eventos destacam as realidades inerentes a Amazônia. Contudo, a amplitude deste tema remete, ainda, a realidades semelhantes em outras regiões, países e continentes. Desde sua criação realizamos diversas oficinas de audiovisual, encontros internacionais, produção de uma revista eletrônica, festival de filme etnográfico, exposições fotográficas.

As pessoas que compõem a equipe desenvolvem pesquisas e produzem trabalhos acadêmicos, produção fílmica, palestras, mostras de fotografias, dentre outros. Os estudos ocorrem em contexto de disciplinas no PPGSA-UFPA e conforme haja demanda para esse tipo de atividade vinda de outros grupos/núcleos. O apoio institucional tem sido decisivo para a realização das ações do Visagem, bem como as parcerias de professores e professoras de diversas instituições de ensino superior do Brasil e de outros países.

filiação institucional

Universidade Federal do Pará - UFPA

Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA

endereço

  

Av. Augusto Correa, n. 01. Bairro Guamá - CEP: 66.075-110 - Belém/PA

links de produção bibliográfica

A Revista Eletrônica Visagem é um espaço de divulgação da produção acadêmica que versa sobre temas concernentes ao visual, paisagens sonoras, imaginário e imagens relativas a América Amazônica ou outras regiões que apresentem realidades socioculturais e ambientais semelhantes.

http://www.ppgcs.ufpa.br/revistavisagem/

dados e informações dos principais eventos organizados pelo grupo ou laboratório

 

1. Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (EAVAAM) teve sua primeira versão em 2014 é foi lançado com o intuito de divulgar e fomentar pesquisas na área de Antropologia Visual. O evento é bienal e conta com número expressivo de participantes em seus Grupos de Trabalho, Exposição fotográfica, mostra de filmes, prêmio de fotografia, conferências e oficinas.

Na edição de 2018, o tema central será Imagem, Território e Decolonialidade. A discussão da Decolonialidade como linha de pensamento e de pesquisa tem proporcionado um novo olhar sobre as relações de gênero, sobre as relações étnicos raciais, e sobre os dilemas relativos às territorialidades, dentre outros debates. Proporcionar olhares libertos de colonialidade, tão presente nas discussões, nas atitudes e no imaginário social, é o que se propõe neste evento. Neste contexto, A antropologia visual pode vir a contribuir nesta mudança paradigmática.

 

http://www.eavaam.com.br/

https://www.facebook.com/events/801193133403710/

 

2. O I Festival do Filme Etnográfico do Pará é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. O objetivo é difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que apresentem qualidade técnica reconhecida nas áreas da Sociologia e da Antropologia, além de promover o diálogo entre produtores e pesquisadores que se interessem pela temática. A programação é gratuita e contou com mostra competitiva, mostras paralelas, oficinas e debates. A abertura do festival, no dia 8 de novembro de 2017, ocorreu no Centro Cultural Sesc Boulevard; e as mostras, as oficinas e os debates foram promovidos na Casa das Artes, ao longo dos dias 9, 10 e 11 de novembro. O homenageado desta primeira versão do festival foi Vincent Carelli - cineasta e indigenista que fundou, em 1986, o Vídeo nas Aldeias. No júri o FFEPA contou com a participação de Etienne Samain, Françoise Biernaux, Luzia Miranda Álvares e José da Silva Ribeiro.

equipe 2018

Denise Machado Cardoso

Alessandro Ricardo Campos

Leila Cristina Leite Ferreira

Milton Ribeiro

Carmem Izabel Rodrigues

Tharyn Teixeira

Carla Marinho Saldanha

Voyner Cañete

Lorena Costa

Michel Ribeiro

Albino Eusébio

Priscilla Brito

Jesus Marmanillo

Shirley Penaforte

Daniel Fernandes

Thales Ravena Cañete

Uriens Ravena Cañete

António Domingos Braço

bottom of page