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Prêmio Pierre Verger

O Prêmio Pierre Verger (PPV), promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), é um dos principais festivais competitivos de obras fílmicas, fotográficas e gráficas produzidas no âmbito de pesquisas antropológicas na América Latina. Através destas linguagens artísticas e políticas de difusão do conhecimento, suas mostras exploram, registram, expressam e interpelam diferentes contextos e experiências socioculturais.

O Prêmio Pierre Verger (PPV) é conferido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e tem como objetivo primeiro premiar filmes, ensaios fotográficos e desenhos que realizem diálogos e experimentações com imagens, sons, gestos e movimentos, como parte de processos e resultados de pesquisa antropológica e etnográfica. Pessoas do Brasil e de outros países submetem suas produções que serão, posteriormente, selecionadas pela Comissão Organizadora para compor as Mostras de Filmes, Ensaios fotográficos e Desenhos do Prêmio Pierre Verger. Estas obras serão, posteriormente, avaliadas por uma Comissão Julgadora independente, que decidirá as premiações de produções etnográficas do XV Prêmio Pierre Verger de Filme, XII Prêmio Pierre Verger de Ensaio Fotográfico e II Prêmio Pierre Verger de Desenho. Nos dois anos subsequentes à realização do PPV, por ocasião da Reunião Brasileira de Antropologia RBA, ocorrem as Mostras Itinerantes do Prêmio Pierre Verger, com vistas a dar maior visibilidade a essas obras em um circuito nacional e internacional, além de constituir novos públicos e suscitar espaços de debates acerca da produção visual e sonora em antropologia.

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Crédito da imagem:

Edgar Kanaykõ Xakriabá

 Fotos de Pierre Verger e montagem de Mauro Bruschi

 O Prêmio Pierre Verger, da Associação Brasileira de Antropologia, é realizado a cada dois anos, recebendo inscrições de filmes etnográficos e ensaios fotográficos recentes realizados por antropólogos. Criado em 1996, o concurso reconhece a qualidade técnica e conceitual das obras que veiculam o conhecimento antropológico no interior da comunidade científica, e para fora dela, atingindo o grande público.

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